Municípios limítrofes
João Monlevade,
Nova Era,
Itabira,
São Domingos do Prata
e Rio Piracicaba
Distância até a capital: 120 quilômetros
Características geográficas
Área: 108,606 km²
População: 10.296 hab.
Densidade: 92,4 hab./km²
Altitude: 690 metros
Clima: Tropical de Altitude
Fuso horário: UTC-3
Indicadores
IDH: 0,738 médio PNUD/2000 [3]
PIB: R$ 35.612 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita: R$ 3.560,00 IBGE/2005 [4]
Bela Vista de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, situado às margens do Córrego do Onça.
A cidade encontra-se a 100 km de Ipatinga e a 120 km da capital mineira. O seu acesso é feito através da BR-381.
Bela Vista é resultado de um desmembramento do município de Nova Era, pertencente à Comarca de Rio Piracicaba.
Bela Vista de Minas, situada as margens da BR-381, dentre as montanhas que cercam o município, é uma pacata cidade do interior que tem como destaque o seu povo que sempre recebe bem os visitantes e que sempre luta por dias melhores.
Bairros
A cidade é divida em 14 bairros: Bandeirantes, Lages, Serrinha, Córrego Fundo, M. Marcelina, Senhor do Bonfim, Boa Esperança, Capela Branca, JK, Mato Grosso dos Anjos, Puta Que Pariu, Cu do Mundo, Taquaril e Caminho Grande.
Bairro Bandeirantes: Parte alta da cidade, onde reside uma boa parte da população e também se localiza algumas empresas da cidade , como o Apiários Bela vista, DSA Distribuidora, entre outras.
Bairro Lages : É o maior bairro da cidade, sendo o que ainda existe o maior espaço territorial para futuros desenvolvimentos. No bairro encontramos um comércio em desenvolvimento, a educação é bem desenvolvida com a Escola Estadual Adelina Mendes sendo destaque pelo trabalho, Temos o PETI e também o acompanhamento da prefeitura na área da educação.
Bairro Serrinha : Bairro também muito importante na história de nossa cidade, neste referido bairro vários de nossos amigos belavistanos puderam concluir o segundo grau(colegial) na Escola Municipal Bento Augusto que hoje atende e educaçao apenas as crianças de nossa cidade e ainda temos a Esc. Infantil Pedro Ferreira que é mantida pela Prefeitura Municipal e tem o trabalho voltado para a iniciação das crianças na educaçao escolar. Situava-se também no bairro a antiga Cotochés que era um entreposto de beneficiamento de leite e derivados que a bastante tempo já foi desativado. o espaço onde encontrava-se a cotochés. Falar do bairro Serrinha é obrigatório estar lembrando do Grêmio Esporte Clube que também deixou escrita a sua história.
Bairro Maria Marcelina : Neste bairro temos também uma parte muito importante de nossa cidade. A sede da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores (Av. Arthur Costa e Silva - 70) , o Cartório (R. Maria Marcelina esq. com Av. José Modesto), Escola Estadul Padre Oswaldo Podestá (Pe. Oswaldo foi o Primeiro pároco de nossa cidade) na Av. Arthur Costa e Silva s/n, Escola Estadual José Modesto de Ávila de 2° Grau , Escola Municipal Sebastião Francisco de Ávila , sendo que as duas últimas referidas se localizam no mesmo endereço Rua Sergipe - 82 , neste bairro também se destaca o comércio em geral, situa-se uma agência bancária (Itaú) e ainda neste bairro fica localizada a empresa de transporte coletivo que serve o nosso município que é a Transportadora Bela Vista. Para o lazer, temos uma área onde sempre sãos realizadas as maiores festas como :A Cavalgada que é uma das melhores da região, concurso de som automotivo, Fest Cowtry Forró , Festa do Peão Boiadeiro , Ençenação da Semana Santa e ainda torneios Desportivos por encontar nesta area duas quadras poliesportivas sendo um ginásio coberto que leva o nome do Saudoso professor de educação física, Célio Linhares. Ainda Falando do Bairro Maria Marcelina não podemos deixar de falar do Centro de Saúde Modesto de Avila que é de total empenho dos moradores e muitos vem lutando arduamente para a sua conclusão, este vem sendo feito com esforço da população para melhor um dia atender a saúde de nossa cidade .
Boa Esperança : No Bairro Boa Esperança temos uma população bastante batalhadora e acolhedora. Destaca-se no bairro na área da educação a Escola Municipal José Teixeira Cota (Fazendeiro e Líder Político). Situa-se no referido bairro várias empresas que atendem ás pesoas que trafegam na BR 381, com o serviço de manutençao em veículos , abastecimento (Posto Gira Sol), churrascarias de excelente qualidade e ainda á margem da 381 fica localizada a Empresa Magno e Paula Ligas e Reciclados que emprega um bom número de funcionários. Em uma parte do bairro no passado o sucesso era pela boêmia com o funcionamento de boates que hoje já se encontram desativadas.
Bairro Córrego Fundo : Área que é cercada por lindas chácaras particulares que servem na sua maioria para descanso e lazer. No bairro temos ainda a produção na agricultura: Leite , Granja , e ainda vários pequenos produtores que comercializam o que produzem no setor agrícola. A preservação ambiental é um ponto forte da área e também a religiosidade da população.
Bairro Senhor do Bonfim : O Bairro Senhor do Bomfim tem a sua topografia bem acidentada, mas nem por isso deixa de ser habitado. Neste bairro encontramos a Igreja Assembléia de Deus, A Igrja Matriz de São Sebastião (Padroeiro da cidade, festa é no dia 20 de janeiro). Temos também o serviço voluntário da Sociedade São Vicente de Paulo que há muito tempo presta um serviço solidário a comunidade carente. No esporte o destaque fica por conta do Esporte Clube Sete de Setembro que já fez a sua historia e continua fazendo. Foi neste bairro que viveu o maior maestro mineiro o senhor Valdivino dos Santos que formou e criou em parceria com o Pe Gerard Pteres a Corporaçao Musical Sao Sebastiao.
Bairro JK : Este bairro está em desnvolvimento constante e tem como seu maior atrativo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que é conhecida como igreja velha e que agora esta sendo reformada pela comunidade cotólica da cidade. Em seguida destaca-se no bairro o Estádio Municipal Modestão que já foi palco de grandes decisões esportivas e que vem recebendo bons cuidados e recentemente recebeu iluminação para realizaçao de partidas noturnas. Neste ano recebera Clubes que enfrentarao o glorioso Esporte Clube Uniao pelas partidas do Campeonato Mineiro 2009 Categorias de Base. Mas o verdadeiro destaque do bairro é a população, só gente amiga.
Bairro Taquaril, Capela Branca, Mato Grosso dos Anjos : São bairros que ficam um pouco afastado do centro da cidade mas têem o mesmo valor e significado para comunidade. No Taquaril encontramos a Cachoeira do Taquaril que tem uma beleza sem igual. No Capela Branca a natureza é esuberante e a população é (show de Bola). A Igreja que é uma capela bem antiga por sinal e totalmente restaurada é a obra que dá nome ao bairro. Região muito apreciada pelos pescadores. Destaca-se também a agricultura comercial e de subsistencia.
Bairro Puta Que Pariu e Cú do Mundo: Sao os dois primeiros bairros virtuais do mundo, criados para divulgar as belezas do municipio. quem nunca foi deve ir. O bairro fica depois do Mato Grosso dos Anjos, passando pelo CuduMundo logo depois onde o Judas Perdeu as Meias. E o bairro mais populoso do municipio pois muita gente vai pra la e com frenquencia. Ha uma questao gramatical que deve ser definida pelas novas regras... "quem vai vai a ou vai prá"...
Cu do Mundo: é o bairro mais famoso de Bela Vista, cantado em prosas e versos pelo baiano Caetano Veloso pois ele passa as ferias sempre neste bairro onde tem um sitio muito bonito por sinal. Carlo
s Drumond de Andrade quando vinha de Itabira em direçao a fazen
da do onça acostumava-se a passar pelo CuduMundo.
O cu do mundo
Caetano Veloso
Composiçao Caetano Veloso
O furto, o estupro, o rapto pútrido
O fétido seqüestro
O adjetivo esdrúxulo em U
Onde o cujo faz a curva(O cu do mundo, esse nosso sítio)
O crime estúpido, o criminoso só
Substantivo, comum
O fruto espúrio reluz
À subsombra desumana dos linchadores
A mais triste nação
Na época mais podre
Compõe-se de possíveis
Grupos de linchadores
História
A princípio a cidade de Bela Vista de Minas formada por fazendas que pertenciam aos Srs. Modesto Antônio de Ávila , José Modesto de Ávila , Antônio Modesto de Ávila que em suas faltas passaram as terras a seus descendentes. Que foram comercialzadas com a população. Cada comprador construía suas casas e assim formou-se um povoado com as denominações: “Onça de Cima" e "Onça de Baixo”. Algum tempo depois construíram uma capelinha em honra de São Sebastião, passando a chamar-se São Sebastião de Bela Vista, pertencendo a Nova Era. O município de Bela Vista de Minas foi criado pela Lei nº 2764, de 30 de dezembro de 1962, desmembrando do município de Nova Era e declarando naquele momento as margens do Corrego do Onça a Independência de Bela Vista de Minas. Bela Vista, não chegou a ser distrito, sendo elevado diretamente a Sede Municipal com denominação de Bela Vista de Minas no dia 29 de abril de 1964.
Educação
A primeira escola de Bela Vista de Minas funcionava na fazenda do Sr. José Modesto de Ávila, sendo a professora a Senhora Adelina Mendes Barros. O primeiro prefeito eleito de Bela Vista foi o Senhor Geraldo Elias Bueno, que governou de 6 de dezembro de 1965 a 31 de janeiro de 1967 na cidade, que ora se formava, imensas necessidades: infra-estrutura básica, saúde, educação, etc. Mas, as primeiras administrações de Bela Vista encararam o desafio de mudar o perfil social verificado na cidade e procuraram criar uma estrutura jurídica e administrativa capaz de dar suporte ao conjunto de políticas públicas a serem desenvolvidas, as quais vêm até os dias atuais, respondendo às necessidades da população.
Referências
↑ 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
